A Cerveja no Ponto de Venda (PDV)

  • Março 5, 2024
  • admin
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Uma das grandes satisfações de alguém envolvido com produção cervejeira é ver as pessoas bebendo a sua criação, para muitos se a bebida não fosse apreciada por amigos não teria graça fazê-la. O crescimento das cervejarias no Brasil já transformou muito o cenário de 10 anos atrás. Digamos que o mercado brasileiro e os padrões de consumo da bebida foram atualizados, em outras palavras: hoje tem muito mais rótulos expostos para serem escolhidos e mais litros de cervejas especiais sendo produzidos diariamente.

Junto com o crescimento das oportunidades vem o natural aumento da disputa pelo espaço, a famosa concorrência também passou por mudanças e atualmente muitas cervejarias criam receitas colaborativas e juntas, dividem a atenção daquela pessoa. Foi pensando nisso que atualizei esse material para você que também tem sua breja caseira ou você, fábrica cervejeira que quer vender mais.

Então se liga que agora vamos falar de Ponto de Venda (PDV) e nessa área a criatividade não pode faltar.

Separei alguns espaços que normalmente encontro cervejas artesanais para comprar

A grande sacada do PDV está na forma como você se comunica com o consumidor. No PDV, o visual é o que mais define a compra (mesmo produtos com preços mais altos podem cativar o cliente e despertar a vontade de comprar ou consumir o produto). Já faz tempo que o PDV provou ser um grande agente de vendas, por conta disso ele é constantemente estudado no mundo todo e graças a tanta pesquisa hoje temos um grande leque de ferramentas de comunicação para PDV (muitas delas com baixo custo de investimento e ideais para quem está começando a expandir os negócios, ou implementando essa poderosa ferramenta na fábrica).

Vamos olhar mais de perto cada um destes espaços para conhecer algumas das soluções utilizadas:

Geladeiras

As geladeiras estão em toda parte e quando o cliente tem livre acesso a ela, o processo de compra torna-se um momento empolgante, mas não se engane! O Rótulo não é a única carta boa desse baralho, uma geladeira pode ampliar sua comunicação mesmo a distância, e tornar mais envolvente cada aproximação.

Espaços Gourmet

Estes espaços pedem materiais mais refinados e discretos, uma espécie de “comunicação limpa” bastante organizada e eficiente.

Bares

O bar é um dos lugares mais diferentes quando o assunto é consumir cerveja, neste caso o ideal é conhecer o ambiente e se aproximar ao máximo da linguagem do local, no bar ser chamativo vale muito a pena!

Eventos

Os eventos são um grande ponto de encontro do público com a sua cerveja, aqui vale mais despertar a curiosidade e se envolver ao máximo com a proposta do encontro que estiver participando.

Mercados

O mercado sempre foi o principal local de compra das pessoas e atualmente o espaço das bebidas está recebendo atenção especial, muitas vezes ganhando iluminação e acabamentos diferenciados nessa área do mercado, inclusive separando as cervejas “comuns” das especiais. No super-mercado, as gôndolas são a principal ferramenta de trabalho, mas lembre-se existem outras formas de ativar sua marca que são muito menos exploradas pela concorrência, saia na frente!

Com tantas opções é natural ficar em dúvida do que fazer, como produzir ou até mesmo qual o investimento necessário para realizar tudo isso. Para te ajudar criamos uma tabelinha simpática que classifica cada um dos ítens apresentados, analisando: custo de investimento, retorno de vendas e vida útil do produto.

É isso ai! Agora é analisar o que encaixa melhor na sua estratégia e começar a conquistar novos resultados!
E se precisar de ajuda, já sabe né!? É só clicar aqui e chamar!

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