Ao entrarem no mercado da cerveja artesanal, a princípio, muitas pessoas acham que todo consumidor de cerveja é um consumidor em potencial da cerveja que estão produzindo. De fato, isso não é algo totalmente errado, mas existem fatores que precisam ser considerados na hora de trabalhar uma marca e até mesmo a produção da bebida em si.
Antes de mais nada, você precisa saber a diferença entre segmentação e nicho de mercado.
Não se preocupe, esses desdobramentos fazem parte da área de marketing e são responsabilidade dos profissionais de comunicação. Não saber do que se trata não faz de você um produtor inferior.
Claro, a partir de agora você irá enxergar seu público com outros olhos. Vamos lá!
Segmentação
Nada mais é do que um recorte dentro de um mercado específico. Por exemplo: podemos dizer que todas as pessoas que consomem cerveja artesanal fazem parte de um segmento dentro do mercado da cerveja em geral.
Nicho de mercado
Para simplificar, são consumidores específicos dentro de uma segmentação. Por exemplo: das pessoas que consomem cerveja artesanal, existem as consomem e preferem as que são produzidas por mulheres, outras pessoas que valorizam as que vêm de determinada região e até mesmo as temáticas.
Ficou claro? Vamos conhecer – ou reconhecer – alguns exemplos:
A Japas Cervejaria é composta por três mulheres descendentes de japoneses, que começaram a produzir cervejas que unem elementos do Brasil e Japão.
A Gay Beer, criada no Brooklyn, EUA, visa honrar a rica herança do passado dos LGBTQ+, reconhecendo a diversidade e a integridade presente nesta comunidade.Tem a intenção de reconhecer e representar essa poderosa base de consumidores de cerveja por meio de uma abordagem atualmente indisponível no mercado.
A banda Iron Maiden possui a própria marca de cerveja, a Trooper, e lançou este ano uma versão brasileira, em parceria com a cervejaria Bodebrown.
E para fechar com um brinde à variedade de mercado, temos a cervejaria WOD Craft Beer, nossa cliente, que atua no segmento Crossfit. Convidamos o Anderson, sócio da empresa, a falar sobre os nichos do mercado.
“Iniciando nesse esporte interessante, desafiador e extremamente competitivo, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o público consumidor no segmento de CrossFit .
Um público extremamente exigente e seletivo que, sob nosso ponto de vista tanto comercial quanto fabril, necessitava de uma cerveja específica , com a sua cara, com a sua pegada e para isso nasceu a Wod Craft Beer.
Nascemos para atender as necessidades de um público que procurava por uma cerveja sofisticada, nesses anos de pesquisa, nós da Wod Craft Beer, entendemos que quem pratica CrossFit, não pratica apenas um esporte mas adota um estilo de vida bem definido.
E é justamente nesse estilo de vida que se insere a Wod Craft Beer, feita para refrescar e celebrar as suas suadas conquistas.”
Agora que ficou claro o que é segmentação e o que é nicho de mercado é hora de atualizar suas estratégias, tanto de comunicação quanto de produção. Colete dados dos seu público alvo e, dessa forma, será mais fácil agradar seus consumidores e ser mais assertivo, alcançando assim grande aprovação de sua cerveja no mercado.