A produção da sua cerveja aumentou? Já sabe quais serão os próximos passos? Nós vamos te ajudar!

  • Maio 26, 2022
  • admin
  • 6 min read

Tudo o que um produtor quer é mostrar sua receita ao máximo de consumidores que puder. Por aqui, já falamos sobre como ter uma marca que se destaca no mercado cervejeiro e também sobre a importância do visual das cervejas artesanais

É possível que você já tenha passados por esses momentos. Se for o caso, suas vendas devem estar bombando, mas será que esse quadro de mercado está tomando a frente de assuntos que também merecem atenção?

Quando um negócio vai bem, costumamos repetir a fórmula do sucesso, afinal, não se mexe em cerveja que está vendendo, porém, por trás de todo o processo de produção existem questões que precisam ser consideradas. Elas são mais do que um “extra” para a sua empresa, são coisas que – mais cedo ou mais tarde – você precisará considerar. O registro de marca e o código de barras são duas delas. Vamos explicar mais a fundo do que se trata.

Registro de marca

O registro de marca é a única garantia de que o nome da sua cervejaria é realmente seu. Você pode estar no ramo há anos, ter um grande público e, mesmo assim, se o nome estiver disponível para registro e outra pessoa o solicitar – após ela realizar todos os trâmites e obter a aprovação – você pode perdê-lo. Isso ocorre também com logomarcas. 

O sucesso da sua cervejaria é algo que aumenta os riscos, mas é só isso. Você pode estar prestes a lançar uma marca, ter investido nela e outra pessoa ter a mesma ideia de marca que você. E sem registro, que proteção você tem? Exatamente, nenhuma.

Então, tanto quanto garantir o sucesso de vendas da sua cerveja, proteger seu direitos sobre ela é importante. Convidamos o Fernando Schmidt, um de nossos parceiros especialistas em registro marca para cervejas artesanais para falar um pouco sobre os processos, confira:

“O registro de uma marca no Brasil não é um processo fácil e muito menos rápido. Contudo, não se deve deixar essa etapa do negócio de lado. Ao fundar uma cervejaria, o seu negócio poderá dar certo e ter muito sucesso de público e vendas. Com isso, irá chamar a atenção de outros empresários do setor ou mesmo de pessoas que não fazem parte do seu segmento. Esse é um dos motivos pelos quais é importante fazer o registro de marca: para evitar qualquer possibilidade de apropriação ou uso indevido de sua marca.

A contratação de uma empresa especializada para cuidar do registro de marca é essencial. Você pode tentar fazer todo o processo por conta própria, porém, o registro exige muitos conhecimentos específicos, como formulários e códigos que devem ser preenchidos e regras da legislação brasileira, entre outras complicações.

Quando você escolhe alguém para fazer esse serviço para você, além de evitar o preenchimento errado de qualquer formulário, o que pode motivar o indeferimento do seu pedido, você garante o acompanhamento dos acontecimentos pertinentes ao processo do seu pedido, pois semanalmente o INPI publica pedidos e decisões em sua Revista.

A falta de acompanhamento de um processo de registro é uma das principais causas da perda de registros de marca.”

Você pode realizar o registro por conta própria, porém contratar serviços profissionais vai te ajudar bastante. Dessa forma, tudo ocorrerá como planejado e você terá ainda mais garantia de sucesso em sua solicitação. Caso tenha interesse, entre em contato com o Fernando e tire sua duvidas: (35) 99915 9697 – WhatsApp.

Agora, temos outro grande ponto a ser levado em consideração no universo cervejeiro…

Código de barras

Os códigos de barras são – simplesmente – números usados para rastreamento e monitoramento de produtos. Para produção em grande quantidade e distribuição de produtos em lugares específicos como: redes de supermercados, empórios e estabelecimentos maiores, no geral, não tê-lo pode ser um obstáculo, pois em muitos lugares é obrigatório.

Porém, se você se adiantar às necessidades, tudo vai fluir da melhor forma possível e é exatamente por isso que trouxemos esse assunto para a tona. Convidamos os amigos da Códigos de Barras Brasil para esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto, confira:

“Notamos que é cada vez mais importante a utilização dos códigos de barras EAN-13 no mercado nacional e mundial. Hoje no Brasil, além da obrigatoriedade fiscal de informar o código de barras na NFE, a maior parte dos estabelecimentos, só aceita os produtos com um código EAN-13 único e exclusivo a nível mundial, código de acordo com a SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), impresso nas embalagens. 

Cada variação do seu produto, irá exigir um códigos no padrão EAN-13 único e exclusivo para aquele produto de uma determinada empresa, se o produto tiver qualquer alteração como: sabor, tipo, cor, quantidades de ml e composição, deve  ter um código EAN-13 diferente para ele. Então por exemplo, se uma empresa fabrica cerveja do tipo IPA e embala a mesma em 350ml, 600ml e também fabrica uma embalagem de 600ml do modelo Weiss, irá precisar de 3 códigos EAN-13 diferentes para estas embalagens. Além deste código para o produto individual, o código DUN-14 para caixas e fardos se torna fundamental para a comercialização dos seus produtos. Se esta mesma empresa que fabrica estes três produtos diferentes (IPA 300ml, 600ml e Weiss 600ml) embala cada um desses produtos em 2 quantidades diferentes, como em caixas de 24 e fardos de 12, irá precisar de mais 6 códigos DUN-14.”


Além da Códigos de Barras Brasil oferecer todo suporte necessário para pequenos fabricantes de cerveja artesanal, eles também têm pacotes promocionais de grandes quantidades. Você pode entrar em contato com eles através do site, clicando aqui: CBBR – Códigos de Barras Brasil ou pelo e-mail: info@brasilcodigos.com

Em certo momento tudo isso será necessário, caso você queira crescer eminentemente no mercado cervejeiro. 

Esperamos que este conteúdo tenha ampliado os seus horizontes no mercado cervejeiro e que a produção e distribuição de sua cerveja atinjam o patamar de hipermercados e afins. Claro, depois dessas informações você saberá o que fazer. 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *