Todo produtor cervejeiro sabe que depois da paixão vem os negócios. O amor pela cerveja nos faz entrar em uma jornada incrível, mas prosperar em um mercado que cresce a cada dia requer mais do que paixão, é preciso agir de maneira estratégica.
Para te ajudar, por aqui já falamos sobre o Instagram:
Saiba os motivos que levam os cervejeiros artesanais a usarem tanto o Instagram.
E também sobre visual:Por que o visual é tão importante para uma cerveja artesanal? – 3 motivos para investir no visual da sua marca.
Hoje, trazemos algo em que as cervejarias estão começando a investir: materiais de apresentação mais interessantes.
Book de apresentação
Sabe quando você precisa explicar a história da sua cerveja para cada pessoa que se interessa? Claro, você deve adorar conta-la, mas imagine fazer isso de forma ilustrada, onde o visual chame a atenção e os textos estejam alinhados com seus valores e tudo tenha uma harmonia que dá até paz quando se lê.
É exatamente isso que o book de apresentação faz. Por mais que você saiba a sua história – afinal, ela foi escrita por você – sempre há formas diferentes de conta-la. Você pode esquecer detalhes decisivos ou até mesmo ter dificuldade em fazer com que os clientes visualizem o que você está dizendo.
A melhor forma de lidar com isso é criando algo que contenha tudo o que precisa ser dito e apresentado.
Tenha seu book de apresentação nos formatos on-line e impresso
É preciso ter esse material disponível, tanto on-line quanto off-line. Isso vai expandir seu alcance, pois por mais que a internet seja nossa aliada, é um sistema que vez outra pode estar indisponível. Seja precavido.
Folder de apresentação
O folder, por ser menor do que o book, se trata de um material mais sucinto. Pode conter assuntos específicos – como lançamentos, produtos e etc. – ou uma apresentação geral de sua empresa. Fica a seu critério. Para eventos é o ideal, pois garante que os interessados levem por escrito as informações você deseja passar naquele momento.
[Bônus] Book de captação de recursos
Captar clientes é uma tarefa que requer muito estudo e bom conteúdo, além da boa cerveja, claro. Mas, captar recursos – e com isso falamos de investidores – requer um trabalho diferenciado. Aqui não estamos falando somente da história de sua cerveja e sim dos seus planos para ela, principalmente a longo prazo.
Um book de captação de recursos se trata da parte visionária de seu projeto cervejeiro e precisa de uma linguagem adequada. Ao contrário do book de apresentação, o reconhecimento a ser dado para sua empresa enquanto corporação com projeção de sucesso é outro. É preciso que você mostre a que veio e isso pede um pouco mais de cuidado. As palavras certas é que vão dizer se vale a pena outra pessoa investir no seu sonho. Seja claro e convincente.
Preparamos grandes oportunidades
Aqui na Studio Letra, temos especialistas em gerar oportunidade de negócios. Transformamos sua visão em apresentações ilustradas e escritas, gerando assim o material perfeito para fazer sua empresa decolar. Conte conosco!