É extremamente importante ter um rótulo com história, pois ele é a ponte entre o consumidor e a sua cerveja. Inclusive, já falamos sobre isso aqui no blog.
Por que o visual é tão importante para uma cerveja artesanal?
Hoje, trazemos informações que vão além da ideia por trás da marca. Vamos falar dos detalhes da produção de rótulos, que podem te ajudar na hora de escolher a opção adequada para a sua cerveja e obter o melhor resultado possível. E para trazer conteúdo a nível de especialista, contamos com explicações detalhadas de uma de nossas gráficas parceiras, a Label Sonic.
Tipos de impressão
Desde que começamos a imprimir materiais, várias formas de impressão foram criadas. Cada vez mais tecnológicas, as impressoras foram ganhando características que nos permitem entender qual o melhor processo para cada serviço.
Os tipos de impressão citados abaixo são 2 dos mais usados no mundo todo.
Impressão Offset
Por sua alta velocidade, a impressão offset é utilizada quando a tiragem de rótulos é de média ou grande escala. Pode ser utilizada em inúmeros tipos de materiais e por isso, é adotada por muitas gráficas, sendo o método mais usado entre todos.
A qualidade da impressão é um ponto alto nesse tipo de tecnologia.
Impressão digital
A impressão digital é usada para tiragens menores e o baixo custo é uma das vantagens que ela traz ao cervejeiro. Além disso, o tempo de execução é curto, garantindo que – caso necessário – os rótulos fiquem prontos rapidamente.
Qual tipo de material usar?
Pensar em impressão é pensar em qualidade e muitas vezes ao tentar economizar, o barato sai caro. Existem diversos tipos de materiais para produção de rótulos, mas é necessário um cálculo de custo-benefício ao solicitar os seus.
Analisando as possibilidades, você deve pensar em quantidade, duração, qualidade e no quanto pode investir no momento. Por isso, estudar as opções é a melhor forma de escolher a ideal, tanto para você quanto para seu produto.
Separamos algumas das que indicamos aos nossos clientes:
BOPP
Sigla para bi-axially oriented polypropylene, o filme BOPP é o material indicado pela Label Sonic, pois além de garantir uma melhor impressão, é bastante resistente, o que significa que a durabilidade é maior comparada a rótulos de papel, por exemplo. Além disso, é impermeável e não deforma.
Você pode optar pelo BOPP branco, que é perfeito para rótulos que possuem fundo branco, além de saírem mais em conta, BOPP metalizado, caso seu rótulo tenha detalhes metalizados ou BOPP transparente, que fica quase invisível ao aplicar, ideal para garrafas e growlers.
Vinil
Famosos por durarem bastante, os rótulos em vinil são muito interessantes de se usar. Caso a impressão seja digital, ele se torna uma opção ainda melhor, pois a qualidade em comparação a outros tipos de impressões é melhor.
Contudo, cuidados precisam ser tomados. Se exposto ao sol, a impressão no vinil pode apagar, assim como o rótulo pode encolher após a aplicação e deixar sua cerveja com uma aparência indesejável nos pontos de venda, causando má impressão do seu produto.
Papel Couchê
Sendo um dos papeis mais utilizados em rótulos, o papel couchê é uma opção econômica.
Aceita bem variados tipos de impressões, trazendo bons resultados. Ele possui um brilho natural, o que faz com que o rótulo tenha maior visibilidade na impressão comparado a outros tipos de papeis.
Uma das desvantagens é a falta de impermeabilidade, uma vez que estamos falando do uso para rótulos de cerveja, mas não é nada alarmante. Caso você não esteja no momento de investir em um material mais caro, o couchê vai fazer seu papel.
Acabamento
Assim como certos ingredientes são capazes de deixar sua cerveja especial, alguns detalhes no visual podem ser fatores decisivos de compra para os beerlovers. Acabamentos de qualidade fazem com que o seu rótulo alcance um padrão mais alto, ficando entre as melhores cervejas nos pontos de venda.
A laminação é usada nos rótulos produzidos pela Label Sonic, porque além de proteger a impressão, aumenta a resistência do rótulo contra produtos químicos e atritos.
São vários tipos de laminação: com brilho, fosca, soft touch – que dá um toque aveludado- e a telada, que possui ranhuras.
Efeitos metalizados dão um toque sútil de elegância, assim como apresentam um resultado inimaginável em seu rótulo depois de impresso. Você pode metalizar quantas cores quiser, onde quiser e com resolução muito alta.
O corte especial vem para fechar o visual de sua cerveja com chave de ouro. Existem duas maneiras de trazer esse adorno para o seu rótulo: a faca ou corte à laser.
Para entregar aos clientes um rótulo com corte especial, as gráficas tradicionais desenvolvem o que chamamos de facas, que nada mais são do que lâminas de metal fixadas sobre uma base. Com elas é possível desenvolver as formas de corte que o você desejar.
Para esse procedimento, a Label Sonic possui o corte à laser, que é rápido e fácil de fazer, pois é automatizado. Além disso, não tem custo adicional, o que costuma ter nas gráficas que utilizam a faca de corte.
Amostra
Ao enviar um arquivo para impressão, não conseguimos saber qual será o resultado até que o material esteja pronto. Algumas gráficas disponibilizam uma amostra dos rótulos e a Label Sonic é uma delas, por isso, os convidamos a explicar como funciona a solicitação de amostras. Confira!
“As amostras gratuitas são provas com o rótulo da cerveja, usando exatamente o mesmo material, impressão – feita na mesma impressora que irá imprimir o futuro pedido, acabamento e corte. Enviamos uma pasta com todos os materiais e acabamentos gratuitamente (com rótulos de outros clientes) para que o nosso futuro cliente possa visualizar de perto e fazer uma compra consciente. Desta forma, ele sabe exatamente o que irá receber quando fechar o contrato conosco. E não paga nada! Nem o frete de envio.” – Bruno Laje, Label Sonic
Como vimos, rótulos vão além de material impresso descartável. E as inúmeras opções, quando definidas estrategicamente, somam ainda mais valor ao produto final como um todo. Por isso, pense bem na hora de “mandar rodar” os rótulos da sua cerveja.