Você já reparou na quantidade de marcas cervejeiras presentes no Instagram? E como cada vez mais estão gerando conteúdo todos os dias?
Segundo a Abracerva, o Brasil foi de 70 para 1.300 cervejarias cadastradas no MAPA nos últimos 10 anos. Isso é a prova de que o mercado cervejeiro não para de crescer. O surgimento de novas marcas, novos rótulos e novas receitas vêm dando um novo tom ao setor, e o Instagram é o grande ponto de encontro desse mercado.
Mas por que focar no Instagram?
Os consumidores estão cada vez mais suscetíveis a interagir com as marcas, porém em um mercado tão dinâmico, o cervejeiro tem o desafio de cativar o público, tendo em vista que o consumidor está sempre em busca de novas cervejas para provar. Oferecer maneiras divertidas de interação contribuem para a fidelização de seus consumidores.
De acordo com o Sebrae, o Instagram é a rede social com mais interações, tendo 15 vezes mais envolvimento do que qualquer outra, chegando ao número de 60 milhões de fotos por dia, em um universo com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Isso acontece porque é muito simples comentar, responder ou simplesmente conversar com as pessoas por trás das marcas. A cada atualização a plataforma oferece novas formas de interagir que vão de enquetes, perguntas e respostas, marcações de usuários, repostar qualquer Storie em que o seu nome seja marcado, e até mesmo enviar uma mensagem de forma privada.
Os benefícios em gerar conteúdo no Instagram vão além da interação.
Edição de imagem
Um dos pontos positivos da plataforma é a facilidade em otimizar o conteúdo que irá publicar.
Com as ferramentas de edição visual você garante que suas imagens vão chamar atenção.
Mecanismo de busca
A famosa hashtag veio pra ficar e não é à toa, ela é um dos grandes mecanismos da ferramenta. Através dela você encontra seu público e é encontrado por ele. A barra de pesquisa traz grandes resultados, mas o # te apresenta resultados mais precisos. Faça um teste, digite #cervejaartesanal na barra de pesquisa do Instagram e veja o que aparece. Só para você ter uma noção, existem 3 milhões e 650 mil publicações com ela.
Stories
Quem não é visto, não é lembrado. Já quem é visto demais acaba se tornando irrelevante. A ideia de postar milhares de coisas no feed do Instagram nunca foi legal. Já nos stories é diferente! Além de poder postar muito mais coisas em um só dia, você ainda pode entregar um material mais humanizado aos seus seguidores. Sem todo o adorno feito nas postagens tradicionais, algo mais intimista que ajude a criar laços com o público.
Contagem regressiva
Tem novidade? Você pode postar uma contagem regressiva nos stories para revelar aos seus seguidores.
Você ainda pode permitir que seus seguidores ativem lembretes e compartilhem a contagem.
Transmissão ao vivo
Assim como a contagem regressiva serve como teaser de um anúncio, a transmissão ao vivo pode ser feita no exato momento de um lançamento. A live é a melhor forma de bater um papo com seus seguidores, degustar uma cerveja e comentar em tempo real ou até mesmo mostrar como ela é produzida. A transmissão ao vivo também é a melhor forma de explicar processos, acontecimentos e projetos.
Não é somente sobre vender.
A experiência que o usuário do Instagram procura vai além de produtos e seus preços. Você tem a oportunidade de dialogar e fornecer informações que destaquem os melhores pontos de seu produto ou até oferecer um pouco de conteúdo educativo, contando fatos sobre a história da cerveja no mundo. Use a cultura a seu favor. Mostre o seu propósito, esteja atento e pesquise tendências. Muitos cervejeiros fazem isso muito bem. Não fique para trás. Crie conteúdo relevante e fortaleça a relação com seus clientes.
Tenha um perfil e garanta seu espaço.
Já não é questão de escolha, ter uma conta no Instagram já é uma necessidade básica das marcas. Estar fora do Instagram é estar fora do “clube”. Se você não faz parte, não tem acesso a estas vantagens. Caso sua cervejaria ainda não esteja presente no Instagram, abra o aplicativo agora mesmo e crie seu perfil. Você vai sentir o que um bom relacionamento entre marca e consumidor pode garantir.