É fato que o mercado se move de acordo com as necessidades e que cada nova tendência carrega consigo uma razão de chegar e fazer sucesso. No caso das latas, vários fatores farão com que ela seja predominante no mercado neste e nos próximos anos.
Em 2017, de acordo com a Abralatas, o envasamento em alumínio chegava perto dos 50% de toda a cerveja produzida no país.
Mas, afinal, quais são os motivos que nos levam a concluir que a lata será mais comercializada do que outras embalagens?
Escassez das garrafas
O consumo de bebidas aumentou consideravelmente em 2020, ao ponto de empresas grandes, como a Heineken, apontarem a falta de vasilhames em determinados locais. Dessa forma, o reabastecimento dos locais de venda fica impossível e, consequentemente, diminui.
As vinícolas também foram atingidas, fazendo com que a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) busque por investidores para novas fábricas de vasilhames. Este é um problema que existe antes mesmo da pandemia, porém ele se agravou no último ano.
A Uvibra afirma que o aumento da demanda por vasilhames neste ano é certo, e que essa demanda não será atendida. Sem dúvidas, o ideal é buscar alternativas além da produção de garrafas e expandir as suas possibilidades.
É importante pensar que estas questões não afetam somente a cadeia produtiva, como também os consumidores, que sentem o repasse no aumento do preço final das bebidas.
No final de 2020, as maiores redes de mercado já estavam comercializando vinhos em lata em grande escala, afim de atender a demanda de consumo no fim de ano.
Preço de custo
De acordo com pesquisas e fatos, o mercado de bebidas, assim como a maioria dos mercados de vendas, teve que lidar com o aumento do dólar e consequentemente o aumento do preço de insumos e materiais de toda a cadeia produtiva. Comparada à garrafa, por exemplo, a lata tem preço de custo menor, o que torna mais vantajoso comercializar bebidas em latas do que em garrafas. É mais barato transportar latas, uma vez que garrafas de vidro necessitam de cuidados maiores ao serem embaladas e levadas de um local a outro. Elas também pesam mais, o que influencia no cálculo dos gastos na hora de orçar o valor do transporte.
Visual
Além de questões financeiras e escassez de vasilhames, o produtor de bebidas encontrou nas latas uma vantagem que conta muito na hora de vender: o visual. Um exemplo disso é o Sleeve, que vem sendo muito utilizado em latas. Falamos dele recentemente, confira!
Sustentabilidade
No Brasil, cerca de 98% do alumínio das latas é reutilizado, enquanto o vidro é em torno de 47% e o consumo de água é significantemente maior para produção e reciclagem do vidro. Essas questões já são grandes pontos para pensar na hora de produzir ou consumir bebidas em lata.
E, apesar do que pode ser dito por aí, é comprovado pela ANVISA que as latas que são usadas para envasar de bebidas não trazem problemas de saúde ao consumidor.
No geral, quando se pensa em sustentabilidade no mercado de bebidas, a lata é a campeã.
Como dissemos anteriormente, as latas vão dominar o mercado de bebidas em 2021, e isso é só o começo. São inúmeras as vantagens, mesmo com vários mitos que ouvimos falar por aí. Claro, a quem prefira saborear sua bebida em garrafas, mas esperamos que ao ler este texto, se você for uma dessas pessoas, consiga pensar em dar uma chance para a latinha.
Que tal conhecer a história da lata? Leia aqui: A história da Latinha – Latopédia