Afinal, do que uma tap house é capaz?

  • Maio 26, 2022
  • admin
  • 7 min read

Com o aumento da produção de cerveja no Brasil, mais estabelecimentos estão sendo abertos e estamos vendo mudanças cada vez mais interessantes para o mercado, mesmo com o processo de recuperação econômica causada pela pandemia. Um dos tipos de estabelecimentos que se destaca é a tap house. 

O que é tap house?

Explicando de forma simples, tap houses são estabelecimentos que possuem várias torneiras de chopp, no geral, chopes artesanais.

Vindo da Europa, o conceito é uma novidade em ascensão no Brasil. 
Já existem inúmeros lugares em que você pode aproveitar da maior qualidade do mercado cervejeiro: a variedade. Pois além de ter a chance de saborear diferentes receitas de chopes, você também pode contar com diferentes marcas em um mesmo local. Geralmente dispostas em um mecanismo que chamamos de “parede”, a quantidade de torneiras pode variar muito, tendo 8, 14 ou até mesmo 60. Fica à critério do dono do local. 

Torneiras acessíveis

Uma das características mais marcantes é a possibilidade de se servir e ficar à vontade para saborear à medida que se deseja. Inclusive, poder experimentar as opções disponíveis e pagar apenas pelo gole que tomou, em vez de ter que pedir um copo cheio para saber se a bebida agrada o seu paladar. Isso já deixa a experiência de saborear chopp totalmente diferente. 

Ambiente

Assim como existem muitos estilos de cerveja para serem apreciados, existem muitos estilos de ambientes para serem desenvolvidos.

A decoração é um meio de definir o público, afinal, algumas pessoas preferem estar em um ambiente mais rústico, enquanto outras gostam de lugares modernos. Porém, independente do gosto pessoal de cada consumidor, todos eles gostam de conhecer lugares novos e diferentes. O beerlover de carteirinha pode até ter sua tap house favorita, mas não deixa de visitar novos lugares, muito por conta de suas ambientações.

Das ideias e acessórios que as decorações apresentam, as tap handles personalizadas estão ganhando espaço. Graças ao fato de os consumidores se servirem, elas trazem ainda mais resultado.

Personalizar as torneiras de acordo com as marcas e estilos é uma opção que deixa a experiência muito mais atrativa. 

Programação especial

O cotidiano de uma tap house é como o da maioria das cervejarias. Música ambiente, reunião de pessoas queridas e momentos descontraídos é o que as pessoas buscam ao frequentá-las, mas é possível fazer ainda mais.

O universo cervejeiro é capaz de promover encontros que oferecem experiências completas. Um exemplo disso é o Pint of Science, que ocorre em mais de 179 cidades pelo mundo, no mesmo período. Araraquara recebeu o evento, que passou pela Avenida 42, um dos estabelecimentos cervejeiros da cidade.

O evento não é necessariamente sobre cerveja, mas sobre ciência de forma geral e mesmo assim levou uma grande quantidade de pessoas ao local que – claro – aproveitaram para saborear muita cerveja boa. 

Nas tap houses e cervejarias, podemos unir o útil ao agradável.

Linguagem

Complemento da ambientação, a linguagem abordada em cada tap house também soma na experiência do consumidor. Suponhamos que a gente esteja em um ambiente onde a temática é pirata, sem dúvidas ouviríamos um “ahoy” no lugar de “olá”. Assim como a vestimenta dos colabores seria personalizada de acordo com a temática. Mais do que um simples detalhe, a linguagem faz com que um estabelecimento alcance outro nível. Um perfeito exemplo é a Weird Barrel , de Ribeirão Preto.

Eventos

Inusitada, essa é a palavra que poderíamos usar para descrever o que se espera de eventos que pretendem marcar a vida das pessoas.

Se você está procurando o lugar ideal para fazer um evento fechado, porque não escolher uma tap house? Afinal, ela tem tudo o que é preciso para qualquer acontecimento: aconchego, atendimento, espaço e cerveja. Tudo na medida que você precisar. É possível até casar em um tap house, pois com uma variedade de ambientações tão grande, os noivos encontrariam o lugar ideal em pouco tempo. Além do fato disso ser o sonho de qualquer beerlover, né!?

Eficiência

As tap houses trouxeram muitas vantagens ao mercado cervejeiro. 
Para o consumidor se servir, por exemplo, é necessário um método para controlar a quantidade de cerveja que ele consome.

Para facilitar o processo, uma das opções é o cartão magnético, que o consumidor pode recarregar com a quantidade que quiser e simplesmente passa-lo na torneira desejada. Ele ainda consegue ver a quantidade de crédito que possui e o quanto já consumiu.
Essa tecnologia já está presente em várias tap houses, mas há outra que está atraindo a atenção, não só pela maneira de servir, mas também pela economia ao servir.

Com uma máquina que serve bebidas de baixo para cima, por meio de uma válvula acoplada no fundo dos copos e canecas, sejam de vidro, plástico ou metal, a ChoppUP disponibiliza ao comerciante, via computador e aplicativo, o controle do volume, temperatura, colarinho, leitura remota em tempo real do serviço e a quantidade de bebidas vendidas, evitando fraudes e perdas detectadas pelo sistema.

O equipamento é integrável a sistemas de pagamento, ou seja, também pode ser utilizado para o autosserviço. Além disso, há um aumento de 20 a 25% no rendimento do barril, acompanhamento de vendas online com dados capturados por dispositivos de telemetria e autosserviço.

Depoimentos dos sócios

“Nossos clientes percebem que o valor da mensalidade é rapidamente compensado por uma redução de custos ocultos comuns ao setor, proporcionado pela redução de desperdícios e de fraudes. No fim do dia, geramos mais economias do que custamos ao cliente. Os sistemas de chope tradicionais possuem focos de desperdício nos diversos pontos da linha de chope, desde o barril até a torneira. Com a tecnologia ChoppUP de sensoriamento, é possível monitorar os aspectos mais relevantes desta linha (temperatura, vazão, pressão) e acabar com os focos do desperdício pela raiz, antes deles acontecerem”.
Bruno Salman, CFO da ChoppUP. 

“Nosso produto endereça uma ineficiência própria deste setor da indústria, que hoje conta com um parque de equipamentos obsoletos. Com nossa clara proposta de valor, estamos crescendo tanto por meio da substituição deste parque como pela instalação nos novos entrantes no mercado”.
Gil Neto, CCO e co-founder da ChoppUP.

“O primeiro aporte de capital na empresa foi realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do programa Inovacred e com recursos repassados pela Desenvolve SP. Para conseguir este subsídio, o projeto passou pelo rigoroso crivo do Instituto Paula Souza para ser classificado como inovador e disruptivo”.
Rodrigo Moreira, founder da ChoppUP.

“Crescemos 150% no segundo ano de operação, e estamos crescendo 35% por trimestre. A estimativa é alcançar passos ainda mais largos e, em 5 anos, atingir uma receita líquida de R$ 250 milhões no mercado doméstico. O Brasil conta com mais de 1 milhão de PDVs, o que representa um mercado endereçável de R$ 9 bi/ano com nossas linhas de negócios atuais”.
Rodrigo Moreira, founder da ChoppUP.

A ChoppUP trouxe um dos sistemas mais inovadores do mercado e integrado às tap houses, transforma completamente a experiência de saborear um chopp. 

A tap house tem sido bem recebida pelos cervejeiros e consumidores. Sem dúvidas, um marco na história da cerveja no Brasil. 

Aqui na Studio Letra, estamos sempre atentos a esse tipo de novidade, então acompanhe nosso conteúdo!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *