5 dicas para fazer sua marca de cerveja decolar.

  • Maio 26, 2022
  • admin
  • 4 min read

Como conduzir o processo criativo e atingir bons resultados com sua cerveja artesanal?

Um dos principais agentes de venda da cerveja é a embalagem, tendo em vista que o consumidor em um ambiente como o supermercado normalmente só vai degustar a bebida após leva-lá para casa e resfriar a seu gosto. Esta simples avaliação permite entender que quando o consumidor está disposto a experimentar um novo produto, a embalagem é o principal determinante de compra.

Então, como você pode tornar sua cerveja mais interessante ao consumidor? A resposta é simples: com cultura! Um dos principais atrativos das cervejas artesanais é a inclusão de aspectos da Cultura Cervejeira na embalagem do produto.

Cada tipo de cerveja traz consigo grande diversidade de temas que podem ser apresentados ao consumidor, que por sua vez fica encantado com os detalhes da História que ele desconhecia, ou tinha apenas alguma noção.
Para ajudar no entendimento desta abordagem, vamos analisar um dos projetos do Studio Letra:
O rótulo“Abdução” da Cervejaria Dabus Beer.
O visual é bastante atrativo à primeira vista, e provoca o consumidor a dar aquela conferida mais de perto na embalagem do produto. Mas, como chegar a resultado assim? Mais uma vez a resposta vem da simplicidade: pesquisa!
O objetivo deste projeto foi criar uma ilustração que valorizasse a capacidade da cerveja em mudar o humor das pessoas e trazer alegria às confraternizações.

Conheça a Mitologia que nos inspirou.

Os Dogon são uma antiga tribo do Mali, localizada no noroeste da África. Os Dogon são conhecidos por suas elaboradas máscaras cerimoniais usadas em danças comemorativas. As máscaras servem para conectar o povo Dogon ao mundo celestial – onde existe o Além – e a Terra, que fornece alimento, abrigo e vida. A importância cultural das máscaras nessa comemoração, está em representar os deuses e os antepassados nas antigas danças cerimoniais que eram acompanhadas com cerveja. Os dançarinos dão vida às máscaras em eventos tais como:

DAMA: celebração funeral que homenageia os mortos em sua passagem ao reino ancestral.

SIGI: cerimônia referente a iniciação penitência, e de maior significado cultural para o povo Dogon. Ocorre apenas uma vez a cada 60 anos e dura 7 semanas, passando de uma aldeia a outra.

Na Mitologia Dogon, Yasigi é a deusa da dança, da cerveja e das máscaras. Costuma ser representada com seios grandes, dançando e segurando uma concha de cerveja. Yasigi nasceu do “Ovo do Mundo” criado pelo deus supremo Adma com um irmão gêmeo maligno, e foi criada longe dele. É uma coisa boa, já que ela conseguiu crescer e se envolver com coisas divertidas, como a cerveja, a dança e as máscaras.

Yasigi é a curadora da cerimônia, carinhosamente chamada de “irmã das máscaras”, e mostrou à humanidade como preparar cerveja na primeira vez que a cerimônia Sigi aconteceu, e até mesmo cultivou a planta de hibisco vermelho para que os dançarinos mascarados usassem em suas vestimentas.

Festival Bulo

Entre os meses de maio e junho o povo Dogon celebra o Festival de Ano Novo, ou Bulo, que é celebração agrícola que dá início à estação chuvosa e ao cultivo do painço. Este festival é caracterizado por danças com máscaras, cerimônias tradicionais e generoso serviço de cerveja de painço.

Cerimônia Sigi

Celebração mais importante para o povo Dogon. De acordo com sua cosmologia, foi estabelecida para coincidir com a aparição de Siriús B ou “Estrela do cão”.
A próxima cerimônia Sigi está prevista para acontecer em 2027 na aldeia de Youga, o epicentro das festividades que se realizam passando de uma aldeia para outra no decorrer de 7 semanas.

As 5 dicas para você fazer sua cerveja artesanal decolar:

1 – Tenha bem claro o que leva o seu cliente a conhecer sua cerveja ou cervejaria;

2 – Descubra o que seu produto tem de bom, e que os outros não tem;

3 – Perceba qual a melhor forma de apresentar o seu produto ao seu cliente;

4 – Entenda a história da trajetória do seu produto;

5 – Descubra quais elementos culturais e visuais melhor podem representar o seu produto.

E aí? Sente que está mais preparado para definir o caminho de sua cerveja artesanal?
Para saber muito mais sobre isso, e ter a oportunidade de trazer solução profissional pra você tirar de letra, agende uma conversa com a primeira empresa especialista em Design & Comunicação Cervejeira: a Studio Letra.

Um brinde, ao sucesso de sua breja .

Studio Letra

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *